Prefeitura já realizou mais de 17 mil testes rápidos para as IST’s este ano

Saúde
13/08/2020 16h10

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), atua com o Programa de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), Aids e Hepatites Virais nas 45 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, no Serviço de Atendimento Especializado às Pessoas Vivendo com HIV/Aids (SAE), no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e também na unidade itinerante, o Previna Móvel. A partir desse Programa, o Município realizou, de janeiro a julho deste ano 17.864 testes rápidos contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

De acordo com a coordenadora da Rede de Programas de Vigilância e Atenção à Saúde e do Programa de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/Aids) e Hepatites Virais da SMS, Débora Oliveira, para conscientizar as pessoas sobre a prevenção contra as IST’s e a aids são realizadas várias ações de educação em saúde e prevenção junto à população.

“Nas ações, são distribuídos folders explicativos e insumos de prevenção [preservativos masculinos, femininos, e sachês de gel lubrificante]. Orientamos sobre a importância da prevenção e o diagnóstico precoce com a oferta dos testes rápidos para HIV, sífilis, hepatites B e C. Os testes rápidos estão disponíveis em toda a rede de assistência nas UBS, nos Hospitais Municipais, nos Centros de Atenção Psicossocial [Caps] e no Centro de Testagem e Aconselhamento [CTA]”, explica.

SAE e CTA
O Programa IST/Aids e Hepatites Virais também dispõe do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) e do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) vinculado à Rede de Atenção Especializada, que estão localizados dentro do Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar) no bairro Siqueira Campos. 

O SAE é um serviço de referência para todo o estado de Sergipe, é porta aberta, isto é, não precisa de encaminhamento e, é composto de equipe multidisciplinar com enfermeiro, assistente social, farmacêutico, psicólogo, nutricionista e odontólogo, totalizando até este mês 7.764 atendimentos.
 
Os profissionais atuam no monitoramento, prevenção, diagnóstico e assistência, assegurando os direitos humanos às pessoas vivendo com HIV/Aids e contribuindo efetivamente para a promoção da saúde no município. 

“Já os atendimentos médicos foram até agora estão em 4.219. Somente este ano, o SAE registrou cerca de 320 atendimentos de casos novos de HIV e 258 atendimentos de outras Ist’s. Mais da metade deste número foram de pessoas residentes em Aracaju, ou seja, 48%. É importante ressaltar que qualquer pessoa pode se infectar e transmitir o vírus do HIV, por isso há a necessidade de conscientização por parte da população sobre a prevenção”, alerta a responsável técnica de enfermagem do Cemar, Edineide Oliveira.